Informações importantes sobre como obter um diploma de fisioterapia

Informações importantes sobre como obter um diploma de fisioterapia

1 de junho de 2021 0 Por Y2YT Staff

Conseguir um diploma de fisioterapia leva tempo, muito trabalho e dedicação. Exige 7 a 8 anos de educação universitária e experiência clínica para aqueles que desejam se tornar profissionais licenciados e qualificados para trabalhar como fisioterapeuta.

Os programas de fisioterapia ou `Programas PT` são um curso de estudo exigente, mas a boa notícia é que é também uma das profissões que mais satisfação pessoal proporciona aos profissionais da área.

Além de os PTs usufruírem dos benefícios da facilidade de encontrar emprego devido a uma demanda crescente, bem como de um salário altamente competitivo, esses profissionais relatam os mais altos níveis de satisfação e autovalorização por terem feito a diferença na vida de outras pessoas, a sentimento que é inestimável.

Requisitos educacionais para um diploma de fisioterapia

Os alunos interessados ​​em se tornar um PT devem primeiro completar quatro anos de aprendizagem de graduação em uma faculdade ou universidade credenciada.

Recomenda-se saber com antecedência em qual programa PT o aluno provavelmente irá se inscrever, e entender seus pré-requisitos para fazer o uso mais eficiente do tempo de graduação, matriculando-se em cursos que ajudarão o aluno a obter aceitação em seu programa de escolha.

Na maioria dos casos, as aulas de pré-requisito incluem aulas de inglês, matemática e ciências, proporcionando a educação básica essencial sobre a qual as ciências mais especializadas e outras aulas em sua especialização em fisioterapia se basearão.

Para receber um diploma de PT, os alunos devem primeiro obter seu diploma de bacharelado e, em seguida, se formar em um programa de pós-graduação em fisioterapia para receber seu diploma de DPT, Doutor em Fisioterapia.

O aprendizado da pós-graduação é amplamente realizado em ambiente clínico, embora existam também alguns cursos em sala de aula. Estágios de trabalho também são uma parte necessária para a obtenção do diploma. Depois de formados, os alunos podem fazer o exame de licenciamento para se qualificarem para um emprego como fisioterapeuta licenciado.

Grau de Transição em Fisioterapia

Recentemente, houve algumas mudanças no grau obtido pelos fisioterapeutas, exigindo que alguns profissionais atualizassem seu diploma do que foi denominado um grau DPT “transicional” para o grau DPT profissional agora aceito.

No passado, havia dois cursos oferecidos dependendo da escola de fisioterapia, ou o Doutor em Fisioterapia (DPT), ou o Mestre em Fisioterapia (MPT) ou Mestre em Ciências em Fisioterapia (MSPT).

Com a forma como a profissão cresceu nos últimos 10 anos ou mais, e o desejo de padronizar os requisitos educacionais e profissionais para obter diplomas, a maioria dos países agora reconhece o DPT como o diploma principal, e a maioria das escolas atualizou seus currículos para que agora ofereçam este grau também.

Essas mudanças, e essa necessidade de atualização dos diplomas, decorrem da percepção pública do grau de “doutor” em oposição a “mestre” e da necessidade de atualizar continuamente a formação dos profissionais que já atuam na área há algum tempo, como as terapias passaram por grandes mudanças nos últimos anos.

Atualizações em graus MSPT

Foi declarado pela American Physical Therapy Association (APTA) que até o ano 2020, todos os médicos graduados em programas de fisioterapia receberão o grau de Doutor em Fisioterapia, e os graus MPT ou MSPT não serão mais reconhecidos. As escolas de fisioterapia são obrigadas a oferecer apenas um diploma DPT até 2015.

Os PTs com um grau de MPT ou MSTP, ou mesmo graus de DPT que por alguma razão não carregam os mesmos requisitos de experiência educacional e clínica que a maioria dos outros, estão sendo encorajados a fazer os cursos transitórios necessários para receber seu diploma DPT profissional atualizado.

À medida que as principais organizações profissionais governamentais, como a APTA nos EUA e a Chartered Society of Physiotherapy (CSP) no Reino Unido, começam a finalizar a padronização dos requisitos de graduação, é provável que qualquer PTs tenha um MPT, MSPT ou um t-DPT (provisório DPT, para graduados de programas atualmente sendo alterados para se adequar aos padrões criados) serão obrigados a fazer cursos de educação continuada para elevar seus graus de transição para o novo DPT profissional aceito.

Recomendações da escola PT

As recomendações para os interessados ​​em se matricular em uma escola para se tornar um PT é encontrar um programa que seja credenciado pela organização de acreditação profissional de seu país, garantir que o grau oferecido é o profissional de Doutor em Fisioterapia (DPT), e então descobrir quais cursos devem ser realizado durante a graduação para aumentar a chance de aceitação no programa de sua escolha.

A maioria dos programas de graduação PT não tem inscrições abertas, o que significa que eles aceitam apenas os melhores alunos que estão preparados para o exigente trabalho clínico que tem pela frente, a fim de obter seu diploma.

Com a preparação certa e certificando-se de se inscrever nas escolas certas, o aluno terá a melhor chance de sucesso em obter a melhor educação e, então, obter a melhor posição como um fisioterapeuta qualificado.

 

obs: caso o anúncio não apareça, copie o link da página e cole no navegador anônimo!